Ibama suspende todas as autorizações de caça de controle de fauna invasora. A caça de Javali era a única autorizada.

Na última sexta-feira (18), o SIMAF, Sistema de Informação de Manejo de Fauna do IBAMA, revogou todas as autorizações da caça de controle de fauna invasoras. A caça de javali (Sus scrofa) era a única autorizada no país.

Segundo boletim informativo da plataforma, “Considerando a edição do Decreto 11.615, de 21 de julho de 2023, que determina que a caça excepcional para controle de fauna invasoras somente será autorizada pelo Comando do Exército, suspendemos preventivamente as autorizações de manejo em vida livre nas modalidades de caça ativa, ceva ou espera emitidas pelo Simaf, até que se proceda as adequações necessárias.”

As Instruções Normativas 03/2013 e 02/2019 do IBAMA, que abordam a autorização de manejo por particulares, utilizando diversas técnicas, como armas de fogo, armas brancas e armadilhas, além de cães de caça devem ser questionadas e reestruturadas. 

Diversos estudos apontam a caça esportiva como ineficaz no combate à invasão do Javali.

Além disso, promover a caça e o uso de cães tem efeitos adversos para a biodiversidade, já que muitas vezes, resulta na caça indiscriminada de outras espécies silvestres, colocando em risco a fauna nativa.

Essa prática cruel também abusa do bem-estar animal, fomentando a criação ilegal de cães para a caça e principalmente submetendo esses animais a condições degradantes, exploratórias e violentas.

O Instituto Ampara Animal fez parte de reuniões realizadas em Brasília, que contaram com a participação de diferentes agentes de governos municipais, estaduais e federais, representantes do agronegócio, instituições e órgãos ambientais como IBAMA, MAPA e ICMbio.  

A atuação da AMPARA, além de contribuir de forma ampla, teve como objetivo fortalecer as estratégias que priorizam o bem-estar dos animais. Estratégias que, preferencialmente, excluam o uso de cães, que tornem ações de manejo mais profissionais e impeçam que a caça seja o modelo primordial de ação.

A suspensão das licenças pode ser o início de um novo ciclo de ações contra a invasão do Javali. Alterações precisam ser realizadas, para melhorar a efetividade das ações de manejo do javali e os padrões de bem-estar animal.

Clipping: Ampara Silvestre

Data: 22/08/2023 – 18h

compartilhe: